08 janeiro 2015

Resenha - No Escuro


Livro: No Escuro

Autor (a): Elizabeth Haynes

Editora: Intrínseca

Ano: 2012

Páginas: 400

Sinopse: Catherine está no controle de sua vida. Bem-sucedida, sai toda noite para beber e dançar com as amigas, até que, numa festa, conhece Lee, um homem sedutor e atencioso. Sua vida está perfeita e todas as mulheres gostariam de estar em seu lugar. Ou quase todas. Quieta e reservada, Cathy luta contra o transtorno obsessivo-compulsivo que torna penosa as tarefas mais simples, como trancar a porta do apartamento. Vulnerável e aterrorizada, ela nem de longe lembra Catherine, a pessoa que costumava ser antes de Lee deixá-la assustadoramente traumatizada. O que aconteceu para que Catherine mudasse tanto? Que memórias a obrigam a seguir um ritual tão rígido para que se sinta segura? E o que Cathy faria se descobrisse que Lee está não só em sua mente, mas em sua casa e em sua vida outra vez?

Perturbador. Angustiante. Tão real que chega a ser assustador. No Escuro retrata o drama vivido por Catherine Bailey, personagem que sofre de TOC e TEPT, um transtorno de estresse pós-traumático após um relacionamento abusivo, sufocante e doentio com um homem que tinha tudo para ser perfeito. 


O livro intercala no ponto de vista da Cathy durante o período de seu relacionamento com o sedutor e misterioso Lee, e quatro anos mais tarde, quando se torna uma pessoa completamente diferente da mulher alegre, sexy e festeira que fora no passado, vivendo dia após dia constantemente amedrontada e traumatizada. Essa alternância serve para percebermos que as feridas emocionais são bem mais profundas e dolorosas que as físicas, deixando marcas que podem durar toda uma vida. A mente da Cathy do presente é tão transtornada que coisas simples como não verificar a porta, repetir de forma consecutiva o mesmo caminho, não deixar os talheres em seu devido lugar, ir a uma comemoração do trabalho, entre outras, tornam-se desafiadoramente torturantes. Ela encontra um incentivo para recuperar sua identidade e superar seus medos quando conhece o novo vizinho. 

No Escuro provoca uma tensão à medida que avançamos a leitura e você não consegue e nem quer parar de ler. Eu poderia passar o dia todo falando sobre o livro e ainda assim não conseguiria transmitir os sentimentos e aflições que ele me provocou. Aquele tipo de livro que te deixa dias pensativo. A Elizabeth criou um thriller psicológico arrebatador e sua narrativa é nada mais que fantástica. A leitura me fez entender por que mulheres que sofrem esse tipo de abuso não conseguem simplesmente largá-los. Muitas vezes não é uma questão de escolha e a única saída é a morte.


Um dos melhores livros que já li! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário