24 janeiro 2015

Resenha - Antes de Morrer


Livro: Antes de Morrer

Autor (a): Jenny Downham

Editora: Agir

Ano: 2008

Páginas: 296


Sinopse: Tessa é uma menina de 16 anos que tem uma doença incurável. Diante de seu imutável destino, ela organiza uma lista com o que gostaria de fazer antes de sua morte e parte em busca de realizá-la: se apaixonar, ter a primeira relação sexual, dirigir escondida, roubar coisas numa loja... viver o tempo que resta. Um tema doloroso, passado com leveza e doçura, em um texto verdadeiro e tocante, sem ser piegas.

Imagine você, uma adolescente de 16 anos. Começando a viver. Cheia de sonhos e planos. Cheia de inseguranças e incertezas. Que desejava ter um namorado. Sair por aí com as amigas. Entrar numa universidade. Fazer coisas normais, como qualquer garota de sua idade. Com uma única diferença. Estar condenada a morrer. 


Essa é a história de Tessa Scott. Uma garota de 16 anos, com uma grave doença, que apenas desejava ser como a maioria das meninas. Porém, sua realidade a deixava cada vez mais distante de levar a vida como gostaria. Percebendo que corria contra o relógio, Tessa monta um projeto. Ela organiza uma lista de coisas que gostaria de fazer antes de morrer. Perder a virgindade, desrespeitar a lei, fumar cigarro, entre outras coisas. Zoey, sua melhor amiga, a ajuda em seu projeto de vida, que depois passa a contar com a colaboração de Adam, seu vizinho, por quem ela vem a se apaixonar. Amargurada e ciente do fim cada vez mais próximo, Tessa quer viver tudo intensamente, mesmo que isso traga consequências e afetem as pessoas mais próximas a ela. E nem sempre o que desejamos acontece da maneira que gostaríamos. As experiências podem gerar frustrações e magoar as pessoas que verdadeiramente nos amam. 

Antes de morrer é um livro sobre família, amizade, sobre dar valor às pequenas coisas da vida. Sobre amar, hoje e agora, mesmo sabendo que o amanhã pode não existir. O livro nos traz reflexões sobre a efemeridade da vida e o quanto devemos aproveitar cada momento, cada oportunidade, sem nos esquecermos daqueles que se importam conosco. Passamos a ter uma breve ideia dos medos e anseios de quem está próximo da morte, mas que não quer morrer.


Recomendo esse livro para aqueles que amam romances e histórias que te fazem chorar e emocionar. Mesmo seis anos depois que li, ainda é meu livro preferido.

A adaptação para o cinema não me agradou muito, mas quem quiser conferir, o filme chama-se Agora é Para Sempre e o trailer você pode conferir abaixo:





Nenhum comentário:

Postar um comentário