13 abril 2015

Resenha - Deslembrança


Livro: Deslembrança

Autor (a): Cat Patrick

Editora: Intrínseca

Ano: 2012

Páginas: 256

Sinopse: Toda noite, quando London Lane recosta a cabeça no travesseiro e dorme, cada mínimo detalhe do dia que viveu desaparece de sua memória. Pela manhã, restam-lhe apenas lembranças do futuro: pessoas e acontecimentos que ainda estão por vir. Para conseguir manter uma rotina minimamente normal, London escreve bilhetes para si própria e recorre à sempre fiel melhor amiga. Já acostumada a tudo isso, ela tenta encarar a perda de memória mais como uma fatalidade que como uma limitação. Mas, quando imagens perturbadoras começam a surgir em suas lembranças e London precisa, de algum modo, escapar delas, fica claro que para entender o presente e o futuro ela terá que decifrar o que ficou esquecido no passado.

Mais uma indicação da série dos que já li faz um tempinho, mas leria mais uma vez (ou dez vezes mais rsrsrsrsrsr).


London é uma adolescente comum como qualquer outra garota de 16 anos, até que, todos os dias durante a madrugada, seu cérebro se reinicia. Ao acordar, London Lane não se lembra de nada que não esteja anotado em seus bilhetes. Toda a vida da garota se resume em anotar as coisas mais importantes de seu dia e lê-las no dia seguinte com a esperança de parecer menos patética e, talvez, ter alguma lembrança do passado. As anotações vão de pequenas coisas, informações que ficam guardadas em sua mente, a exercícios de matemática pela metade e futuras conversas. 

E sim, além de ter perda da memória recente, London ainda se lembra de coisas que vão acontecer e, quando acontecem, essas lembranças se apagam. A vida da protagonista é uma rotina diária de anotações e lembranças futuras até que Luke Henry surge na história. Um garoto misterioso que parece empenhado em conquistá-la e traz à tona a estranha realidade: por mais que tente, London nunca será uma garota normal.
Eu já contei para vocês que amo demais livros com protagonistas que de alguma forma sofrem perda de memória, então não tinha como não ler Deslembrança. E gente, que leitura maravilhosa e fofa! É incrivél a premissa que Cat Patrick usou para explorar um tema um tanto perturbador. 

E se você não tivesse lembranças, como viveria? Essa resposta a personagem encontrou nos bilhetes. Mas, como seria sua vida, caso não tivesse a lembrança do ontem? Deslembrança me deixou com essa questão. A cada capítulo era como se eu lesse uma nova história. 

Me senti na pele da London, tendo que viver todos os dias como se fosse uma aventura ao desconhecido. Por favor, coloquem na listinha de vocês (indico muito) e contem pra gente o que acharam ;) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário