11 abril 2015

Resenha - Por Lugares Incríveis


Livro: Por Lugares Incríveis 

Autor (a): Jennifer Niven

Editora: Seguinte

Ano: 2015

Páginas: 392

Sinopse: Violet Markey tinha uma vida perfeita, mas todos os seus planos deixam de fazer sentido quando ela e a irmã sofrem um acidente de carro e apenas Violet sobrevive. Sentindo-se culpada pelo que aconteceu, Violet se afasta de todos e tenta descobrir como seguir em frente. Theodore Finch é o esquisito da escola, perseguido pelos valentões e obrigado a lidar com longos períodos de depressão, o pai violento e a apatia do resto da família. Enquanto Violet conta os dias para o fim das aulas, quando poderá ir embora da cidadezinha onde mora, Finch pesquisa diferentes métodos de suicídio e imagina se conseguiria levar algum deles adiante. Em uma dessas tentativas, ele vai parar no alto da torre da escola e, para sua surpresa, encontra Violet, também prestes a pular. Um ajuda o outro a sair dali, e essa dupla improvável se une para fazer um trabalho de geografia: visitar os lugares incríveis do estado onde moram. Nessas andanças, Finch encontra em Violet alguém com quem finalmente pode ser ele mesmo, e a garota para de contar os dias e passa a vivê-los.


Esse livro me fez perder o chão e até agora estou tentando achá-lo. I-N-C-R-Í-V-E-L. Ainda estou meio chocada e emocionada com essa verdadeira lição de vida.

Violet costumava ser uma garota feliz. Popular. Namorava um dos garotos mais lindos de Bartlett. Parecia uma vida perfeita. Até sofrer um acidente de carro que vitimou a irmã. Theodore Finch é um garoto instável, de múltiplas personalidades. Mas é um rapaz decente, apesar do temperamento. Seu problema foi ter crescido num ambiente familiar desestruturado. Ele sobe na torre do sino do colégio, para testar uma das formas de suicídio. Eis que percebe ter companhia. Violet. Que claramente parece perturbada e também prestes a pular. Obviamente nenhum dos dois faz o que pretendiam.

Após o episódio, Finch torna-se obcecado pela Violet, que de início demonstra relutância em iniciar uma amizade com o garoto mais problemático do colégio, a aberração. Eles tornam-se parceiros em um projeto de Geografia, onde terão que conhecer os lugares mais incríveis de Indiana, e a convivência faz Violet refletir que Finch talvez seja o único e verdadeiro amigo que ela tem depois da morte da irmã. Eles passam a se ajudar mutuamente a superarem seus próprios traumas e a perceberem que apesar disso continuam vivendo. Outros sentimentos vão se juntando à simpatia e admiração que Violet passa a ter pelo rapaz, e depois de um tempo fazendo coisas juntos ela também se percebe encantada por ele. O desejo que passam a sentir pelo outro é quase como uma explosão meteórica.

Mas haverá futuro e salvação para eles?

Confesso que em alguns momentos tanto o Finch quanto a Violet me irritavam, por motivos que só lendo para entender rsrs, mas é impossível não shippar esse “casal” doido.

Amei o livro tanto pelo romance quanto pelos temas sérios e reais retratados. Violência doméstica, bullying, perdas, transtorno, depressão, suicídio. A história é de uma sensibilidade marcante, emotiva e dramática. Sobre a vida e a morte, especificamente sobre esperança. Até agora não consigo parar de pensar em tudo que li. 

Em breve teremos adaptação para o cinema e a Violet será interpretada pela Elle Fanning ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário