23 junho 2015

Resenha - Não sou este tipo de garota


Livro: Não sou este tipo de garota

Autor (a): Siobhan Vivian

Editora: Novo Conceito Jovem

Ano: 2011

Páginas: 248

Sinopse: Perversa ou inofensiva? Confiável ou hipócrita? Controlada ou insensata? A vida é sobre suas decisões e escolhas, e Natalie Sterling se orgulha de sempre fazer as melhores. Ela ignora os caras populares e babacas da escola, sempre ganha medalhas de honra e está prestes a ser a primeira estudante jovem a ser presidente do conselho estudantil em anos. Se apenas todas as outras garotas fossem tão sensíveis e fortes. Como o grupo de novatas que querem ser brinquedos dos jogadores de futebol. Ou sua melhor amiga, que tomou uma decisão idiota que quase arruinou sua vida. Mas ser sensível e forte não é fácil. Não quando uma brincadeira quase a faz ser expulsa. Não quando seus conselhos dóem mais do que ajudam. Não quando um cara que ela já deu um fora se torna o cara que ela não consegue parar de pensar. A linha entre o certo e o errado foi distorcida, e cruzá-la poderá resultar em um desastre… ou se tornar a melhor escolha que ela já imaginou fazer.

A temática do livro é o despertar da sexualidade na adolescência, além de abordar questões machistas e feministas, essa última defendida pela protagonista. Natalie Sterling é o retrato da garota certinha, que tira boas notas, participa do conselho estudantil e não quer saber de namorar. Em seu último ano do ensino médio, tudo o que ela quer é se tornar presidente do conselho estudantil. Porém Natalie teria um adversário de peso: Mike Domski. O jogador de futebol mais popular e o garoto mais desprezível da escola, em sua opinião.

Mas ter Mike como adversário e ser alvo de suas brincadeiras era apenas uma das várias situações que não estavam nos planos de Natalie. Ela acaba brigando com a melhor amiga, e Spencer, a caloura, do qual Natalie havia sido babá anos atrás, está longe de ser a criança que cuidara. Ela cresceu, tornou-se uma garota sexy, e tudo o que quer é se divertir e ficar com vários garotos, o que faz Natalie se sentir na obrigação de tentar mudar a amiga de qualquer maneira.

Natalie é muito neurótica em ser certinha, preocupada com o que as pessoas pensam de si mesma, e julga qualquer pessoa que aja de maneira diferente à dela. Confesso que nos primeiros capítulos as atitudes da Natalie me irritavam bastante. Tão obcecada em ser correta e perfeita que às vezes soava arrogante. Mas o destino é tão irônico que Natalie acaba se apaixonando por Connor Hughes, o melhor amigo de Mike. O tipo de garoto que ela jamais se envolveria. Lindo, popular e também fazia parte do time de futebol. Depois de muito lutar contra, ela se rende, e para que as pessoas não descubram, passa a encontrar-se às escondidas com o rapaz.

Não Sou Este Tipo de Garota é um livro sem pretensões, simples, li há bastante tempo e gostei da leitura. A Natalie cometeu erros tentando acertar, tentando ser alguém a se orgulhar, mas ninguém é perfeito e um pouco tarde demais ela acaba descobrindo isso. 

Gostei da reviravolta e devo admitir que compreendo a personagem. Vivemos numa sociedade onde tudo é motivo para julgamento, sejam as atitudes ou mesmo o modo de se vestir. É como julgar um livro pela capa, sem conhecer o conteúdo. 

Leiam!

Nenhum comentário:

Postar um comentário