13 junho 2015

Resenha - Por Isso A Gente Acabou


Livro: Por Isso A Gente Acabou

Autor (a): Daniel Handler

Editora: Companhia Das Letras

Ano: 2012

Páginas: 368

Sinopse: Por isso a gente acabou trata, com a comicidade típica do autor, de uma situação difícil pela qual todos um dia irão passar: o fim de uma relação amorosa e toda a angústia, tristeza e incerteza que essa vivência pode gerar. Min Green e Ed Slarteron estudam na mesma escola e, depois de apenas algumas semanas de convívio intenso e apaixonado, acabam o namoro. Depois de sofrer muito, Min resolve, como marco da ruptura definitiva, entregar ao garoto uma caixa repleta de objetos significativos para o casal junto com uma carta falando sobre cada um desses objetos e do episódio que ele representou, sempre acrescentando, ao final, uma nova razão para o rompimento. Essa carta é o texto de Por isso a gente acabou, que é, assim, carregado de um tom informal e tragicômico - características da personagem - e traduz com um misto de simplicidade e profundidade a história de uma separação. Imerso neste universo adolescente, o leitor conhecerá a divertida personalidade de Min, uma garota apaixonada por filmes cujo sonho é ser diretora de cinema, e as idas e vindas deste romance, desde o dia em que os dois conversaram pela primeira vez até o instante em que tudo acabou. A artista Maira Kalman, autora de diversas capas da revista The New Yorker, ilustrou cada um dos objetos da narrativa, trazendo cor e descontração a esta história dolorida.

Estava aqui pensando em uma indicação para hoje e... lá vai um dos meus favoritos (mais uma vez kkkkkk). Mas aí pensei também, "olha o livro que a pessoa está indicando após o dia dos namorados" rsrsrsrs. Não foi proposital, juro!

Se tratando de relacionamentos, esse é um livro que considero brilhante. Nem tudo são flores nessa vida. É maravilhoso se apaixonar e encontrar a sua metade, mas quem nunca teve o coração partido de alguma forma? É comum, não tem idade e pode ser quando você menos esperar. O importante mesmo é se apaixonar de novo e de novo, quantas vezes for preciso, até chegar o parceiro (a) que te completa (iiiii tô romântica, ainda tô no clima rsrsrsr)


Enfim, tudo isso é só para dizer que amar também faz a gente aprender (e muito) e é justamente disso que o livro trata. 

Min Green é uma garota apaixonada por filmes antigos e bem longe de ser popular. Ed Slaterton é atleta, popular e um ímã de garotas. Apesar de estudarem na mesma escola, Min e Ed nunca se relacionaram. Pelo menos não até ele ir de penetra na festa de Al e a convidar para sair. A partir daí começa um relacionamento improvável e que dura apenas algumas semanas. E isso nós já sabemos pelo título do livro (rsrsrsr).

A história dos dois é contada através de uma carta que Min escreve para Ed e deixa na porta da casa do rapaz junto com uma caixa repleta de objetos que marcaram o breve romance que viveram. Essa foi a forma que ela encontrou de se libertar da história deles para seguir em frente. 

A trama é contada de uma maneira tão especial que torna-se incrível! Vale muito essa leitura e além de tudo o livro é super bonitinho e repleto de ilustrações fofas. 

Leiam, leiam, leiam! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário