26 junho 2015

Resenha - Garota Exemplar


Livro: Garota Exemplar

Autor (a): Gillian Flynn

Editora: Intrínseca

Ano: 2013

Páginas: 448

Sinopse: Uma das mais aclamadas escritoras de suspense da atualidade, Gillian Flynn apresenta um relato perturbador sobre um casamento em crise. Com 4 milhões de exemplares vendidos em todo o mundo – o maior sucesso editorial do ano, atrás apenas da Trilogia Cinquenta tons de cinza –, "Garota Exemplar" alia humor perspicaz a uma narrativa eletrizante. O resultado é uma atmosfera de dúvidas que faz o leitor mudar de opinião a cada capítulo. Na manhã de seu quinto aniversário de casamento, Amy, a linda e inteligente esposa de Nick Dunne, desaparece de sua casa às margens do Rio Mississippi. Aparentemente trata-se de um crime violento, e passagens do diário de Amy revelam uma garota perfeccionista que seria capaz de levar qualquer um ao limite. Pressionado pela polícia e pela opinião pública – e também pelos ferozmente amorosos pais de Amy –, Nick desfia uma série interminável de mentiras, meias verdades e comportamentos inapropriados. Sim, ele parece estranhamente evasivo, e sem dúvida amargo, mas seria um assassino? Com sua irmã gêmea Margo a seu lado, Nick afirma inocência. O problema é: se não foi Nick, onde está Amy? E por que todas as pistas apontam para ele?

Quando um livro é bom, não importa se você leu há muito tempo ou se todo mundo conhece. Nunca é tarde para falar sobre ele. É o caso de Garota Exemplar, da Gillian Flynn, o ovacionado livro cuja adaptação cinematográfica também obteve sucesso estrondoso. E não à toa. A trama é, honestamente, muito bem desenvolvida. A narrativa é inteligente, conflitante e perturbadora, deixando o leitor bem confuso a ponto de mudar constantemente de lado. Destaque para a genialidade da autora.

Narrado em dois pontos de vista, da Amy e do Nick, a história gira em torno do sumiço de Amy na manhã do 5º aniversário de seu casamento com Nick. O cenário da casa encontrado por Nick, o faz entrar em contato com a polícia. Tudo levava a crer tratar-se de um sequestro. Mas logo as suspeitas recaem sobre Nick, diante de seu comportamento calmo e contido, e principalmente depois de relatos escritos por Amy em seu diário, que aparentava uma mulher solitária, que abrira mão de muito para fazer as vontades de Nick e pouco ganhara em troca, nem mesmo sua atenção e amor. Porém Nick alega que os relatos de Amy são inverídicos. Acontece que a cada dia em que a esposa encontrava-se desaparecida e surgia algum indício novo, Nick parecia cada vez mais envolvido no sumiço da esposa. 


E a partir daí, só confusão na nossa cabeça, que a essa altura não sabemos o que pensar, de que lado ficar, quem é a vítima e quem é o vilão, quem mente, quem fala a verdade. Se o desejo da Gillian era fazer com que nossa mente trabalhasse, ela totalmente conseguiu. Garota Exemplar tornou-se um favorito pela engenhosidade e ter me impactado tanto. Absolutamente um livro de tirar o fôlego.


Acredito que a maior reflexão do livro é que anos de convivência com determinada pessoa não significam que você a conheça completamente. 

Não deixem de conferir este e os outros livros da autora ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário