27 março 2015

Resenha - Melancia



Livro: Melancia

Autor (a): Marian Keyes

Editora: Bertrand Brasil

Ano: 2004

Páginas: 490

Sinopse: "Melancia" é um romance sobre a arte de manter o bom humor mesmo nos momentos mais adversos. Com 29 anos, uma filha recém-nascida e um marido que acabou de confessar um caso de mais de seis meses com a vizinha também casada, Claire se resume a um coração partido, um corpo inteiramente redondo, aparentando uma melancia, e os efeitos colaterais de gravidez, como, digamos, um canal de nascimento dez vezes maior que seu tamanho normal! Nada tendo em vista que a anime, Claire volta a morar com sua excêntrica família: duas irmãs, uma delas obcecada pelo oculto, e a outra, uma demolidora de corações; a mãe viciada em telenovelas e com fobia de cozinha; e o pai, à beira de um ataque de nervos. Após passar alguns dias em depressão, bebendo e chorando, Claire decide avaliar os prós e os contras de um casamento de três anos. É justamente nessa hora que James, seu ex-marido, reaparece. Claire irá recebê-lo, mas lhe reservará uma bela surpresa.

Amo o gênero chick lit! Talvez porque sempre há algo que me identifique com as personagens principais. Indico hoje um livro que passou bastante tempo esperando uma chance na minha estante: Melancia. Quando comprei foi mais pelo preço (baratinho) e por ser tão famosinho. E por esses mesmos motivos o deixei junto com Férias (outro livro da mesma autora) “mofando" durante uns bons dois anos na minha estante. Que vacilo! Mas antes tarde que nunca. Certo dia decidi dar uma espiadinha, porque nem a sinopse, história, eu nada sabia. E então da primeira página passei pela segunda, quarta, décima, vigésima terceira, quadragésima....  Pronto. Devorei o livro. Que romance delicioso! 
Assim como a maioria das histórias desse gênero, temos uma mulher que leva uma rasteira da vida e luta para dar a volta por cima. Claire é abandonada pelo marido logo após o nascimento da filha. Ela não vê alternativa e decide voltar para casa dos pais, onde tenta começar do zero. Acontece que Claire não consegue superar a traição do marido. Amargurada e deprimida, ela negligencia a filha, se sente imensa por causa dos quilos que ganhou com a gravidez, passa a não comer, quase não toma banho, e até começa a beber. Mas o tempo opera milagres e Claire decide que precisava viver novamente, erguer-se novamente. E quando ela finalmente sente-se melhor e até atraída pelo “amigo” da irmã, James, o ex-marido, reaparece. E agora Claire?

Vale muito a pena ler Melancia. É um livro motivador, com doses de humor, uma boa pedida para os que curtem comédias românticas. Confesso que há certos monólogos desnecessários, nitidamente para encher linguiça, mas não torna a leitura chata. Depois desse livro virei fã da escrita da Marian Keyes. 

Melancia é o primeiro de uma série de livros da família Walsh.





Nenhum comentário:

Postar um comentário