10 setembro 2015

Resenha - Quarto

Livro: Quarto

Autor (a): Emma Donoghue

Editora: Verus

Ano: 2011

Páginas: 350


Sinopse: Para Jack, um esperto menino de 5 anos, o quarto é o único mundo que conhece. É onde ele nasceu e cresceu, e onde vive com sua mãe, enquanto eles aprendem, leem, comem, dormem e brincam. À noite, sua mãe o fecha em segurança no guarda-roupa, onde ele deve estar dormindo quando o velho Nick vem visitá-la.
O quarto é a casa de Jack, mas, para sua mãe, é a prisão onde o velho Nick a mantém há sete anos. Com determinação, criatividade e um imenso amor maternal, a mãe criou ali uma vida para Jack. Mas ela sabe que isso não é suficiente, para nenhum dos dois. Então, ela elabora um ousado plano de fuga, que conta com a bravura de seu filho e com uma boa dose de sorte. O que ela não percebe, porém, é como está despreparada para fazer o plano funcionar.


Antes de tudo, quero deixar claro que nada do que eu falar sobre esse livro vai ser suficiente pra expressar o quão maravilhoso ele é. Acho que já deu pra perceber o tanto de  livros com o tema sequestro, que são indicados aqui no Eu Conto (essa temática me interessa muito), mas nunca tinha lido um que fosse narrado por uma criança. E esse fato foi a cereja do bolo. O que falar da Emma DonoghueQue escrita impecável! Ela soube escrever e conduzir o tema sequestro pela perspectiva de uma criança maravilhosamente bem, conseguiu passar a ingenuidade e inocência de uma criança. No livro existem erros que são propositais e muitas vezes eu esquecia que não estava em contato com uma criança de 5 anos e era apenas um livro que eu estava lendo.

Me apeguei demais ao Jack e sua história, sua inocência e seu heroísmo. Na verdade é impossível não amar o Jack! Bom, vou tentar falar um pouquinho sobre o livro. 

Em Quarto, Jack, que acaba de completar 5 anos nos conta como é o dia-a-dia no quarto onde vive com sua mãe desde que nasceu. Lugar em que A Mãe está desde que tinha 19 anos quando foi sequestrada, enquanto ia para a faculdade.  Lugar que para Jack é o mundo. O quarto é o seu mundo e o da Mãe. E o “Lá fora” é o espaço sideral, o sol é o rosto de Deus. E para Jack aquilo basta, apenas a presença da Mãe, seus 5 livros, a tv em que ele costumava se encontrar com sua amiga Dora Aventureira, o banho que toma de roupa, os horários em que ele tinha que tomar café, almoçar e jantar. 


E também o guarda-roupa onde ele dormia com os 3 vestidos da Mãe e se escondia do Velho Nick. Para uma criança de 5 anos, aquilo bastava, mas para sua Mãe que era diariamente abusada, agredida e torturada psicologicamente pelo Velho Nick... não bastava. 

A Mãe queria mais para o Jack. Queria que ele pudesse ver o céu, as nuvens, um avião, pisar na grama, conhecer os avós, sentir o sol e a chuva em sua pele, fazer amigos e ver o mar de pertinho. O amor e a cumplicidade desses dois personagens é uma das coisas mais bonitas que eu já li. Com certeza se tornou um dos meus favoritos. Achei esse livro poético, doce, intenso, encantador, tenso e apaixonante, tudo ao mesmo tempo! Não vou me estender, pois quero deixar vocês com vontade de ler e eu garanto que vale a pena! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário