09 julho 2015

Resenha - Isla e o Final Feliz


Livro: Isla e o Final Feliz

Autor (a): Stephanie Perkins

Editora: Intrínseca

Ano: 2015

Páginas: 304

Sinopse: Tímida e romântica, Isla tem uma queda pelo introspectivo Josh desde o primeiro ano na SOAP, uma escola americana em Paris. Mas sua timidez nunca permitiu que ela trocasse mais do que uma ou duas palavras com ele, quando muito. Depois de um encontro inesperado em Nova York durante as férias envolvendo sisos retirados e uma quantidade considerável de analgésicos, os dois se aproximam, e o sonho de Isla finalmente se torna realidade. Prestes a se formarem no ensino médio, agora eles terão que enfrentar muitos desafios se quiserem continuar juntos, incluindo dramas familiares, dúvidas quanto ao futuro e a possibilidade cada vez maior de seguirem caminhos diferentes. Com participações de Anna, Étienne, Lola e Cricket, personagens mais do que queridos pelo público apresentados em livros anteriores da autora, Isla e o final feliz é uma história de amor delicada, apaixonante e sedutora, um desfecho que vai fazer os fãs de Stephanie Perkins suspirarem ainda mais.

Se eu for listar os motivos pelos quais me apaixonei por esse livro... Nossa, provavelmente vou escrever bastante. Primeiro, porque a trama é ambientada nas duas cidades do meu coração, Paris e Nova York (suspira). Segundo, porque a autora é brilhante e sabe como ninguém desenvolver romances naquela fase de transição entre a adolescência e a fase adulta. E terceiro e mais importante de todos, porque os protagonistas podem ser encontrados no meu livro xodó da vida Anna e o Beijo Francês! 

Isla e o Final Feliz da Stephanie Perkins é o último da trilogia Anna, Lola e Isla. Sim, de 'Anna e o Beijo Francês', e 'Lola e o Garoto da Casa ao lado'. Não que seja necessária a leitura nesta ordem, pois um não é continuação do outro, mas aconselharia a leitura na ordem de publicação, pois alguns personagens que são protagonistas em um livro, são secundários e aparecem no outro. 
É com imensa satisfação que anuncio que este livro não só superou minhas expectativas como nos traz um maravilhoso desfecho. Neste, temos Isla Martin. Uma ruivinha inteligente, tímida, sonhadora e romântica. Ela é apaixonada por Josh Wasserstein desde o seu primeiro ano na SOAP, a mesma escola americana em Paris que a Anna e o Étienne St. Clair estudaram. Um inesperado encontro numa cafeteria enquanto passavam férias na casa de seus pais em Nova York parece ser uma ótima oportunidade para Isla se aproximar de Josh, agora que ele está solteiro. Acontece que as coisas não saem bem como ela esperava. No entanto, quando voltam à Paris para o último ano do ensino médio, Isla passa a nutrir esperanças de que Josh possa sentir o mesmo. 

E não é que ela estava certa?

Uma amizade se desenvolve e logo se transforma em algo mais. Eles são tão fofos! O que me lembrou em alguns momentos meu casal xodó, a Anna e o St. Clair. O interessante é que eles são o oposto um do outro. Ela, toda certinha, estudiosa e delicada. Ele, desleixado e parece não levar a sério o colégio tanto quanto ela. 

Mas... quando o sonho da Isla se realiza, ela se vê fazendo coisas que não estava habituada a fazer, como quebrar algumas regras impostas pelo colégio, para poder viver esse romance arrebatador que tanto desejou. O que implicará em graves consequências para o relacionamento que acabara de começar. Será que o que sentem pelo outro superará suas diferenças e os obstáculos que estão por vir?

Os protagonistas podem ser encontrados no meu livro amorzinho Anna e o Beijo Francês, o que foi para mim uma grata surpresa. O Josh é o melhor amigo do St. Clair e lembrei assim que li que ele desenhava. Já a Isla não lembrava, pois ela foi pouco mencionada. 

Um romance fofo, intenso e jovial, sobre a descoberta do amor e ter seu coração partido. Uma história que retrata os dramas familiares, desencontros, as nossas incertezas e escolhas para a vida. E me deixou com o coração borbulhando de amor com as participações da Anna, do Étienne, da Lola e do Cricket. 

Leiam, se deliciem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário