30 julho 2015

Resenha - Dançando Sobre Cacos de Vidro


Livro: Dançando sobre cacos de vidro

Autor (a): Ka Hancock

Editora: Arqueiro

Ano: 2013

Páginas: 336

Sinopse: Lucy Houston e Mickey Chandler não deveriam se apaixonar. Os dois sofrem de doenças genéticas: Lucy tem um histórico familiar de câncer de mama muito agressivo e Mickey, um grave transtorno bipolar. No entanto, quando seus caminhos se cruzam, é impossível negar a atração entre eles.
Contrariando toda a lógica que indicava que sua história não teria futuro, eles se casam e firmam – por escrito – um compromisso para fazer o relacionamento dar certo. Mickey promete tomar os remédios. Lucy promete não culpá-lo pelas coisas que ele não pode controlar. Mickey será sempre honesto. Lucy será paciente.
Como em qualquer relação, eles têm dias bons e dias ruins – alguns terríveis. Depois que Lucy quase perde uma batalha contra o câncer, eles criam mais uma regra: nunca terão filhos, para não passar adiante sua herança genética.
Porém, em seu 11° aniversário de casamento, durante uma consulta de rotina, Lucy é surpreendida com uma notícia extraordinária, quase um milagre, que vai mudar tudo o que ela e Mickey haviam planejado. De uma hora para outra todas as regras são jogadas pela janela e eles terão que redescobrir o verdadeiro significado do amor. Dançando sobre cacos de vidro é a história de um amor inspirador que supera todos os obstáculos para se tornar possível.

Às vezes é difícil escrever sobre determinado livro. Em especial aqueles tão comoventes que faltam-lhe as palavras. Dançando Sobre Cacos de Vidro teve esse efeito em mim. Sei que parece ambíguo nominá-lo como maravilhoso, emocionante, quando ao mesmo tempo é tão triste e doloroso. Talvez por ter presenciado uma das histórias de amor mais verdadeiras em um livro. Um amor genuíno, raro, cheio de companheirismo e cumplicidade. A história de amor de Lucy e Mickey. 

Lucy conhecera a morte duas vezes. Na primeira, aos 5 anos, quando ela levara seu pai. E doze anos depois, quando foi a vez de sua mãe, vítima de câncer. Em nenhuma das vezes Lucy teve medo. Seu pai a havia ensinado que não tinha nada a temer. Restara apenas ela e mais duas irmãs. Três mulheres que possuiam histórico de câncer de mama na família. Estavam em seus genes, herdados da mãe e da avó. 

No seu aniversário de 21 anos Lucy conheceu Mickey. Foi amor à primeira vista de ambas as partes. Mickey, um homem atraente e maduro, em seus 29 anos, porém sofria um grave transtorno bipolar. Fato que o fez ser dispensado por muitas garotas quando estas presenciavam suas crises. Mas isso não empurrou Lucy para longe, que apesar dos argumentos de Mickey para afastá-la, não desistiu e chegara a casar-se com ele. Uma relação como qualquer outra, com altos e baixos, problemas, crises, doenças, mas regada a muito amor e companheirismo. Quando Lucy tivera a temida doença aos 26 anos, no entanto vencera, eles firmaram um acordo: jamais teriam filhos. Por causa da herança genética. Mas quando completam 11 anos de casados, eles são surpreendidos por uma notícia inesperada, que mudará suas vidas para sempre.

A narração do livro é alternada entre o ponto de vista da Lucy e da escrita do Mickey em seu diário, que descreve os internamentos e a batalha contra o transtorno, enquanto tenta ser um homem estável. Ele não se considera digno do amor de Lucy e acredita ser muito sortudo por ser correspondido. Apesar dos sérios problemas que enfrentam, é notável o quanto eles se amam. Na saúde e na doença, na alegria e na tristeza. Mesmo após anos de casamento, o desejo, a admiração, a cumplicidade, ainda estavam lá.


É um livro emocionante, que me prendeu da primeira à última página. Derramei muitas, muitas lágrimas e o coração em muitos momentos se apertava. Só tenho elogios a dedicar a autora, pela sensibilidade, inspiração e escrita impecável. Vai ser difícil esquecer e superar essa história de amor, de perdas e esperança. Sem dúvida um livro inspirador, que desperta muitas reflexões, em especial sobre sua própria vida. 

Não deixem de ler.

Um comentário:

  1. Eu também me emocionei muito com esse livro, uma historia tão linda e ao mesmo tempo triste, mas que passa algo real, a vida como é.
    Achei lindo o amor dos dois, como eles passam por tudo juntos.
    Fiquei encantada com Lucy, com sua força e coragem, e por sua luta até o final.
    É um livro maravilhoso e muito especial.
    Linda resenha.
    Beijos

    ResponderExcluir