30 dezembro 2015

Indicação - Laços Inseparáveis



Livro: Laços Inseparáveis

Autor (a): Emily Giffin

 Editora: Novo Conceito

Ano: 2014

Páginas: 445


Sinopse: A autora de cinco romances de sucesso, Emily Giffin, lança uma história inesquecível de duas mulheres, as famílias que a fazem ser quem são, e a lealdade e o amor que as ligam. Marian Caldwell é uma produtora de televisão de 36 anos, vivendo seu sonho em Nova York. Com uma carreira bem-sucedida e um relacionamento satisfatório, ela convenceu todo mundo, inclusive si mesma, que sua vida está do jeito que ela deseja. Mas uma noite, Marian atende a porta... para apenas encontrar Kirby Rose, uma garota de 18 anos com a chave para o passado que Marian pensou ter deixado para trás para sempre. Desde o momento que Kirby aparece na sua porta, o mundo perfeitamente construído de Marian — e sua verdadeira identidade — será chacoalhado até o fim, fazendo ressurgir fantasmas e memórias de um caso de amor apaixonado que ameaça tudo para definir quem ela realmente é. Para a precoce e determinada Kirby, o encontro vai provocar um processo de descobrimento que a leva ao começo da vida adulta, forçando-a a reavaliar sua família e seu futuro com uma visão sábia e doce. Enquanto as duas mulheres embarcam em uma jornada para encontrar o que está faltando em suas vidas, cada uma irá reconhecer que o lugar no qual pertencemos normalmente é onde menos esperamos — um lugar que talvez forçamos a esquecer, mas que o coração se lembra eternamente.


Reitero o que costumam dizer por aí: jamais julgue um livro pelo título ou pela capa. Essa afirmação pode ser facilmente usada para os livros da Emilly Giffin.  Laços Inseparáveis é mais um livro que amo dessa talentosíssima autora. Uma história que mexe com nossas emoções, é sensível e muito real – essa última, uma característica presente nos livros da Emily, que geralmente abordam assuntos sérios, do nosso cotidiano, com temas que nos traz muitos ensinamentos.

Laços Inseparáveis é narrado em primeira pessoa por Marian Caldwell e Kirby Rose. Elas não se conhecem, mas possuem um vínculo, que só é descoberto quando Kirby completa 18 anos.
Marian, uma produtora de televisão de sucesso, que vive num apartamento requintado em Nova York e namora um ricaço, parece levar uma vida perfeita, a vida dos sonhos de qualquer mulher. Mas esse mundinho aparentemente indissolúvel e perfeito, é abalado quando Kirby bate à porta de Marian, levando-a de volta ao passado que pensara ter enterrado. Trazendo de volta lembranças de um amor adolescente que mudou sua vida para sempre.  

Kirby é uma garota centrada, esperta e madura para a idade, mas nunca se sentiu encaixada em sua própria família. Ela se considerava uma frustração para os pais, pois dificilmente fazia o que esperavam dela, ao contrário da irmã, estudiosa, atleta, um exemplo de filha. Poucos meses antes de completar 18 anos, ela ouve uma conversa dos pais, sobre sua relutância em ir para a faculdade. Arrasada, toma uma decisão. Quando completasse 18 anos, iria encontrar Marian Caldwell. E é o que faz.

Quem já leu os livros da Emily Giffin sabe que sua narrativa é simples, mas altamente envolvente, e os personagens são bem desenvolvidos e construídos, de modo que nos sentimos muito próximos a eles, bem íntimos. Kirby foi a responsável pelas doses de humor no livro. Conseguia sentir todas as suas emoções, frustrações, inseguranças e expectativas. Foi uma personagem que amadureceu e finalmente descobriu o verdadeiro valor da vida. A Marian, por sua vez, foi uma personagem que demorou um pouco para que eu sentisse simpatia. Apesar da carreira promissora, inicialmente transparecia uma mulher fútil e esnobe, mas no decorrer da história nos deparamos com uma mulher que tem sentimentos, que carrega há anos o peso de um segredo, a culpa de uma decisão errada no passado, tentando acertar.

Bem, não sei se vocês conseguiram adivinhar a ligação entre as duas mulheres, apesar de eu ter tentado ao máximo não soltar spoiler rsrsrs. Mas posso assegurar, gente, que é um livro maravilhoso, onde as personagens se tornam pessoas reais, com erros, relacionamentos difíceis, que buscam encontrar o que sentem faltar em suas vidas. Só acho que o livro poderia ter terminado de outra forma, pois deixa aquela sensação de “Ah, o que vai acontecer agora?”.

Enfim, recomendo este e outros títulos da autora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário