27 março 2016

Resenha - Amor Amargo


Livro: Amor Amargo
Autor (a): Jennifer Brown
Editora: Gutenberg
Ano: 2015
Páginas: 256

Sinopse: Último ano do colégio: a formatura da estudiosa Alex se aproxima, assim como a promessa feita com seus dois melhores amigos, Bethany e Zach, de viajarem até o Colorado, local para onde sua mãe estava indo quando morreu em um acidente. O Dia da Viagem se torna cada vez mais próximo, e tudo corre conforme o planejado.
Até Cole aparecer.
Encantador, divertido, sensível, um astro dos esportes. Alex parece não acreditar que o garoto está ali, querendo se aproximar dela. Quando os dois iniciam um relacionamento, tudo parece caminhar às mil maravilhas, até que ela começa a conhecê-lo de verdade…
Em um retrato realista de um relacionamento conturbado, a autora Jennifer Brown – do sucesso A Lista Negra – nos leva até o limite de nossos sentimentos.

Chegando com mais uma indicação do tipo "não acredito que demorei tanto pra ler"! Protelei porque não estava muito na vibe de livros adolescentes, mas quando a leitura engrenou não parei um só momento. Jennifer Brown, também autora de A Lista Negra, demonstra em mais uma obra a primorosa capacidade de abordar temas sérios e delicados.

Os protagonistas aqui são jovens e estão concluindo o ensino médio, mas o assunto dissertado é um retrato real da violência sofrida por milhares de mulheres, exercida por seus parceiros. Alex, Bethany e Zach são melhores amigos e planejam após a formatura fazer uma viagem até o Colorado, local para onde a mãe de Alex estava indo quando morreu em um acidente de carro. Ela precisava de respostas sobre a história de sua decadente família. Os planos seguiam e a formatura se aproximava quando aparece um novo garoto no colégio. Cole era o sonho de qualquer garota: atleta, charmoso, divertido, lindo, e logo demonstra interesse em Alex. Depois de alguns encontros os dois engatam um relacionamento. Só que Alex não contava que Cole na verdade não era o garoto perfeito que aparentava ser. Sua verdadeira personalidade surge e não é nem um pouco bonita.

Alex é uma garota sonhadora, batalhadora, que passou por um drama familiar na infância e que apesar de viver normalmente traz uma tristeza profunda em seu interior. Ela encontra refúgio em Cole, sentido uma sensação ilusória de estar vivendo de verdade. Afastando-se cada vez mais dos amigos e ficando ainda mais próxima de um garoto ciumento e possessivo, que exala perigo. Um exemplo fiel de meninas que ficam tão cegas por amor, incapazes de enxergar o mal que relacionamentos abusivos lhe causam. O livro é um retrato dos abusos físicos e psicológicos a que muitas mulheres são submetidas, enquanto insistem que amam seus parceiros e esperam que eles mudem um dia. 

É real, é tocante, e mexe profundamente com nossas emoções. Recomendo muito. Vale a reflexão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário