02 fevereiro 2016

Resenha - Orgulho e Preconceito e Zumbis


Livro: Orgulho e Preconceito e Zumbis 

Autor (a): Jane Austen e Seth Grahame-Smith

 Editora: Intrínseca

Ano: 2010

Páginas: 315

Sinopse: Orgulho e preconceito e zumbis é uma versão ampliada do popularíssimo romance de Jane Austen, trazendo cenas inéditas com zumbis partindo crânios de pessoas vivas para devorar seus miolos. Na abertura desta história, ficamos sabendo que uma misteriosa praga se abateu sobre o tranquilo vilarejo de Meryton, na Inglaterra – e os mortos estão retornando à vida! Nossa implacável heroína, Elizabeth Bennet, está determinada a eliminar a ameaça zumbi, mas logo sua atenção é desviada pela chegada do altivo e arrogante Sr. Darcy. O que se segue é uma deliciosa comédia de costumes, repleta de civilizados embates entre os dois jovens enamorados – além de batalhas um tanto mais violentas, em cenas nas quais o sangue jorra fartamente. Conseguirá Elizabeth subjugar as crias de Satã? Poderá ela superar os preconceitos sociais da aristocracia local? Complementado com amor, emoção, duelos de espada, canibalismo e milhares de cadáveres em decomposição, Orgulho e preconceito e zumbis transforma uma obra-prima da literatura mundial em algo que você terá vontade de ler. Nossa implacável heroína, Elizabeth Bennet, está determinada a eliminar a ameaça zumbi, mas logo sua atenção é desviada pela chegada do altivo e arrogante Sr. Darcy. O que se segue é uma deliciosa comédia de costumes, repleta de civilizados embates entre os dois jovens enamorados – além de batalhas um tanto mais violentas, em cenas nas quais o sangue jorra fartamente.Conseguirá Elizabeth subjugar as crias de Satã? Poderá ela superar os preconceitos sociais da aristocracia local? Complementado com amor, emoção, duelos de espada, canibalismo e milhares de cadáveres em decomposição, Orgulho e preconceito e zumbis transforma uma obra-prima da literatura mundial em algo que você terá vontade de ler.

Mais de duzentos anos de publicação e Orgulho e Preconceito nunca sai de moda, não é? Bem, zumbis também não. E foi com esse pensamento que Seth Grahame-Smith criou o universo de Orgulho e Preconceito e Zumbis. Gente, aqui a história é a mesma criada por Jane Austen e ao mesmo tempo não é. Confuso, não? hehehehe. Bem, digo igual porque temos os mesmos personagens, cujas personalidades foram mantidas, mesmos lugares descritos, mas numa orbe fantasiosa, habitada por criaturas mortas-vivas que ameaçam a vida humana, os não mencionáveis. A presença de humor sarcástico é um ponto forte do livro. 

Assim como no romance de Austen, a sra. Bennet continua querendo arranjar bons casamentos para as cinco filhas. O seu alvo passa a ser o nobre sr. Bingley, que chega à Netherfield Park com sua comitiva, entre eles o elegante amigo sr. Darcy, que logo mostrou-se ser tão orgulhoso e desagradável. Nessa releitura trash, as irmãs Bennet são exímias matadoras de zumbis, treinadas desde pequenas, o que despertou a admiração do sr. Darcy, especialmente as habilidades de Elizabeth, descobrindo mais tarde também sua inteligência. 

Orgulho e Preconceito e Zumbis continua abordando os preconceitos sociais da sociedade aristocrata, além de valores, sentimentos, e, obviamente, muitos corpos e sangue. O que posso dizer é que, claro, não há como compara-lo à obra original, mas é um livro que diverte e vale a pena ser lido, ainda mais agora que a estreia do filme se aproxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário