14 fevereiro 2016

Depois de Você - Jojo Moyes



Quando li 'Como Eu Era Antes de Você' há alguns anos, lembro que após chegar à última página e fechar o livro com o coração destroçado e o rosto úmido por lágrimas, fiz uma promessa silenciosa de jamais abri-lo novamente. Eu não conseguiria ler tudo aquilo mais uma vez. E até hoje, não consegui reler. E mesmo que tenha se passado muito tempo, não consigo evitar os olhos marejados sempre que falo sobre o livro. Sempre que penso em Lou e Will.
Você pode até achar estranho essa reação, pelo fato de tratar-se de ficção. Mas, para mim foi bem real. O que ontem foi a história de Louisa e Will, hoje pode ser de alguém, amanhã pode ser a minha, ou a sua também.

Bem, o que eu na verdade quis explanar, é que, embora eu não tenha conseguido reler o primeiro livro, a curiosidade me venceu e decidi que precisava saber como "andava" a Lou, depois de tudo. E encontrei uma mulher que tentara, mas não havia conseguido superar, seguir em frente. Uma mulher perdida, vazia, estagnada, que havia perdido o interesse sobre praticamente tudo. O que é compreensível, diante da forma com que perdera o seu grande amor. 

"Você não me deu uma vida, deu? De jeito nenhum. Só acabou com a minha antiga. Desfez em pedacinhos. O que eu faço com o que sobrou? Quando é que vai parecer... Vá se foder, Will. Vá se foder por ter me deixado (...)"

Mas a vida, ela não para. Ela não pode parar. E Lou tem a compreensão disso após sofrer um grave acidente. As coisas precisavam mudar. Ela tenta manter-se no emprego, vai a reuniões em grupo de terapia de luto, mas o que parece dar "aquela" sacudida não é algo, é alguém. E esse alguém, no lugar de afastá-la, a deixa ainda mais próxima do Will. 

O que posso falar sobre 'Depois de Você'? Não, não é melhor que 'Como Eu Era Antes De Você'. Nem se compara. Mas vamos combinar que poucos livros são. Se eu gostei? Nem gostei, nem desgostei. Foi como ler algo totalmente novo e ao mesmo tempo familiar. Não que a Jojo tenha decepcionado, que tenha perdido o tato ou o talento com as palavras. Mas sabe quando algo é tão primoroso que deveria ser intocável? Em minha opinião, não era necessária uma continuação, mas compreendo os motivos da Jojo ter decidido criar o livro. Para mim, o destino da Lou deveria ter ficado no final do primeiro livro. Tomando um café em Paris. 

E se você tem interesse em saber como a Lou lida com a perda e suas consequências, leia. O livro é basicamente isso.

Depois de Você é a continuação de Como Eu Era Antes de Você, cuja adaptação cinematográfica chegas aos cinemas em junho. Confira o trailer legendado:




Nenhum comentário:

Postar um comentário