13 junho 2016

Resenha - A Menina da Neve


Livro: A menina da neve

Autor (a): Eowyn Ivey

Editora: Novo Conceito

Ano: 2015

Páginas: 350


Sinopse: Alasca, 1920 um lugar especialmente difícil para os recém-chegados Jack e Mabel. Sem filhos, eles estão se afastando cada vez mais um do outro. Em um dos raros momentos juntos, durante a primeira nevasca da temporada, eles constroem uma criança feita de neve. Na manhã seguinte, a criança de neve some. Dias depois, eles avistam uma criança loira correndo por entre as árvores. Uma menina que parece não ser de verdade, acompanhada de uma raposa vermelha e que, de alguma formam consegue sobreviver sozinha no frio e rigoroso inverno do Alasca. Enquanto Jack e Mabel se esforçam para entender esta criança que parece saída das páginas de um conto de fadas, eles começam a amá-la como se fosse sua própria filha. No entanto, nesse lugar bonito e sombrio, as coisas raramente são como aparentam, e o que eles aprenderão sobre essa misteriosa menina irá transformar a vida de todos.

Hoje venho indicar uma história diferente de tudo que já havia lido. Considero 'A Menina da Neve' um conto de fadas, lindo e bem escrito. O livro foi mesmo inspirado em um conto de fadas russo, chamado Snegurochka. Nele conhecemos Mabel e Jack, um casal que decide morar no Alasca após a perda de um bebê imensamente desejado e que juntos compartilham silenciosamente esta dor. Jack costuma passar seus dias no campo e Mabel cuidando da casa. Para eles a vida não é tão confortável, pois moram em uma cabana simples e o inverno é bastante rigoroso. 

 

A escassez de alimento é outro desafio para o casal e Jack luta para dar conta de tudo. Em meio a essa atmosfera difícil, em um raro momento de descontração Jack e Mabel constroem um boneco de neve, e colocam-lhe luvas e um cachecol vermelho. No dia seguinte, percebem que esses acessórios sumiram e notam uma garotinha acompanhada de uma raposa vermelha, na floresta perto de sua casa. Mas como seria possível uma criança estar sozinha na floresta? Onde estará sua família? Em meio a essas questões, a garota se aproxima cada vez mais do casal e da casa sem dar muitas explicações. Será tudo realidade ou fantasia?


Bem, confesso que não se trata de uma narrativa fluída, mas a falta de fluidez não é algo ruim nessa história. Acredito que precisava ser do jeito que é para combinar com o universo do livro. O leve suspense prende muito o leitor até a última página. A autora conseguiu conduzir muito bem sua história prendendo e brindando com um excelente desfecho.

Para os que curtem livros que tratam sutilmente de temas fortes, releituras de contos de fadas, com pequenas doses de fantasia e que proporcionam um misto de sentimentos, A Menina da Neve é leitura imperdível!

Nenhum comentário:

Postar um comentário