01 novembro 2015

Resenha - Não Pare!


Livro: Não Pare!

Autor (a): FML Pepper

Editora: Valentina

Ano: 2015

Páginas: 286

Sinopse: Nina Scott não suportava mais a vida nômade e solitária que sua mãe, Stela, a obrigava a ter. Mudar de cidade ou de país a cada piscar de olhos, conviver com tantas perguntas que a consumiam, assombrada por mistérios de um passado guardado a sete chaves. Agora, aos 16 anos, a garota das estranhas pupilas verticais exigia respostas. E, para sua péssima sorte, elas já estavam a caminho! Quando Stela decide ficar em Nova York, Nina acredita que seu sonho de ter uma vida normal vai se tornar realidade. Finalmente terminará o ano letivo em um mesmo colégio, poderá fazer amigos sem ter que abandoná-los em seguida, viver um grande amor, amadurecer, criar raízes... Enfim, curtir a juventude. Mas o “normal” está muito longe da vida de Nina! Perdida no olho de um furacão de mortes e inexplicáveis acidentes, tendo que esconder os terríveis fatos da mãe paranoica, Nina começa a desconfiar da própria sanidade mental, de tudo e de todos. O que explicaria os paralisantes calafrios, a perda de visão e de memória que experimentava sempre que alguém morria ao seu redor? O que ela teria a ver com os bizarros e sobrenaturais acontecimentos? Estariam eles interligados? Seria a Morte sua companheira para toda a vida? É chegada à hora da verdade.

Publicado pela editora Valentina, Não Pare! é o primeiro livro da trilogia escrita pela autora nacional FML Pepper. Antes de ler, ouvi falar muito sobre ele e fiquei bastante curiosa. Algumas amigas já tinham lido, amado e indicado antes mesmo de o livro ser publicado. Agora, finalmente posso compartilhar a minha humilde opinião sobre ele, que, apesar de não ser tão maravilhoso quanto eu esperava, prende o leitor pelo êxtase de angústia e curiosidade que desperta.

Tudo que Nina queria era levar uma vida normal. No entanto, assim como os nômades, ela e sua mãe vivem de mudança. Prestes a completar dezessete anos, tudo o que ela sonha é ter um lugar para chamar de lar, se inscrever em uma boa faculdade, fazer amizades, e quem sabe dar o seu primeiro beijo. De volta à Nova York, mãe e filha finalmente parecem desfrutar de um período de calmaria, tendo uma vida praticamente normal, que logo é abalada por acidentes inexplicáveis que atentam a vida de Nina com bastante freqüência.

Quanto mais situações mortais ela enfrenta, mais é submetida a um estranho mal estar que drena as suas forças, fazendo tudo desaparece ao seu redor, exceto um impressionante par de olhos azuis reluzentes que parece lhe seguir sempre que um evento catastrófico ocorre. Para Nina, a explicação mais lógica seria sua falta de sorte ou seu problema de pressão baixa. Entretanto, seu subconsciente teima em alertá-la que por mais que ela queira, sua vida está longe de ser normal e no decorrer da leitura descobrimos que ela é tudo, menos normal.

Sabe o que foi mais legal nessa leitura? A realidade criada pela autora (produto nacional, que orgulho!). Eu nunca iria imaginar o rumo tomado. Imaginei tudo que era mais provável do que a verdade por trás dos mistérios dessa história, o que a tornou mais atraente e inesperada aos meus olhos, mesmo não sendo o melhor livro que já li do gênero. Nesse ponto devo confessar também que em alguns aspectos a narrativa infelizmente é previsível, mas não cai na mesmice de alguns romances juvenis atuais. 

Voltando para as coisas boas, outra coisa muito legal nesse livro é que eu nunca fui tão enganada pelo mocinho, que não é bem um mocinho, mas também não é um completo anti-herói. Para mim esse foi outro grande ponto positivo da trama. Com relação a ele nossa confiança é testada em diversos momentos, apostas são feitas, e no final, fica ainda mais claro que Nina está brincando com fogo e que provavelmente, vai se queimar.


No geral, é um livro cheio de ação e características marcantes. Uma história que consegue ser impactante e que revela personagens bem elaborados, fortes, cativantes e cheios de mistérios. Esse primeiro volume expõe vários pontos relevantes que garantem outros, mas para a continuação (Não Olhe!). Além disso, o livro oferece ao leitor uma ambientação rica em detalhes emblemáticos sobre a parte sobrenatural. Ação, muito mistério e um romance proibido... Não Pare! é uma leitura na medida para quem gosta de uma boa trama juvenil. 

Leiam!

3 comentários:

  1. Uau, que resenha!

    Fiquei muito feliz que vc gostou de Não Pare! e espero que Não Olhe! possa surpreendê-la ainda mais.
    Beijocas,
    Pepper

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uauuuuuuu, você leu!

      Quanto carinho <3

      Fico muito feliz que tenha gostado (estou surtando de felicidade na verdade kkkkk). É tudo mérito do seu talento incrível.E sim, estou louca para ler Não Olhe!

      bjs e obrigada pela visita :)
      Sucesso!



      Excluir
    2. Uauuuuuuu, você leu!

      Quanto carinho <3

      Fico muito feliz que tenha gostado (estou surtando de felicidade na verdade kkkkk). É tudo mérito do seu talento incrível.E sim, estou louca para ler Não Olhe!

      bjs e obrigada pela visita :)
      Sucesso!



      Excluir